domingo, 15 de julho de 2012

ESTUDAR PARA O VESTIBULAR SEM SE ESTRESSAR

Como evitar o estresse: Praticar atividades físicas

“Com 20 minutos de exercícios, quatro vezes por semana, os efeitos preventivos das atividades físicas são bastante intensos”, explica Souza. O professor aconselha os alunos a manterem esse hábito. “São mais do que conhecidos os benefícios dos exercícios físicos para a saúde”, diz.

Como evitar o estresse: Sono equilibrado

Para evitar o estresse, não é apenas o número de horas de descanso, mas também a regularidade do sono que conta. “A manutenção do ciclo circadiano (que influencia, por exemplo, a digestão, a renovação das células, a temperatura do corpo, etc.) também é bastante protetora para impedir que quadros de ansiedade apareçam”, completa o médico.

Como evitar o estresse: Evitar o uso de estimulantes

Souza explica que “o uso de cafeína, álcool e bebidas energéticas contribuem muito para o aumento da ansiedade”. O professor diz que ao ignorar esses três hábitos, os estudantes correm o risco de entrar em um ciclo vicioso: não cuidam da saúde com exercícios físicos, consequentemente perdem o sono equilibrado e acabam recorrendo aos estimulantes, como o café, para conseguir estudar.
Além desses fatores, é importe prestar atenção para seus pensamentos. Citando o filósofo grego Epitectus, o médico esclarece a situação, “os homens são perturbados não pelas coisas em si, mas pelo que pensam sobre elas. O aluno começa a ter pensamentos catastróficos, por exemplo, que não vai se lembrar de nada na hora da prova e isso chega a influenciar sua saúde física. Seus batimentos cardíacos aceleram e ele entende que está ansioso, começa a passar mal, ter dor de barriga e brancos durante as provas”, diz.

É importante que você mantenha o equilíbrio, pois a ansiedade exagerada pode levar à depressão. Alguns sintomas desse quadro são alterações do sono (falta ou excesso), diminuição de interesse e da concentração, sensação de dreno de energia, culpabilidade exagerada, alterações de apetite e pensamentos catastróficos. “São sentimentos que chamados de ‘os três is’: insuportável, impossível e interminável. Para combatê-los os estudantes devem cobrar atitudes e não resultados”, completa Souza.


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